Maju enegrecerá a bancada do Jornal Hoje

A partir do dia 10 de junho

Maju Coutinho enaltece a beleza negra, é uma mulher que representa milhares de pessoas, como apresentadora da seção de meteorologia no Jornal Nacional.

Em 2015, sofreu ataques racistas no Facebook e causou uma grande repercussão, dentro e fora do país. Veja:

Esse acontecimento prova que o racismo, no Brasil ,existe, é real e acontece com todos os seres humanos dotados de pele negra, sejam eles pobres ou ricos, o fator determinante para que tal prática ocorra é pura e simplesmente a cor da pele, e, infelizmente ocorre todos os dias e de várias formas, sendo a pior delas, a velada, difícil de ser provada no judiciário, pela escassez de provas, em detrimento do racismo epistemológico, estrutural e institucional, presente neste país.

 

Maju e representatividade na TV brasileira

Junho inicia-se muito mais vibrante e feliz, a Maju Coutinho, no dia 10 de junho, estreará como apresentadora do Jornal Hoje. Ela se destacou por inovar apresentando as seções de meteorologia de maneira mais compreensível, abolindo os termos técnicos, o que muito agradou ao público e aos seus chefes e após alguns testes, está apta para estrelar ainda mais.

A nossa telinha estará mais enegrecida, com muita energia boa e trabalho de muita qualidade, pois, Maju além de jornalista, é uma das mulheres negras no âmbito televisivo, que vem ocupando espaços que por muitos e muitos anos nos fizeram acreditar que não eram para negras e negros, e hoje ela mostra que o lugar do negro é no lugar que ele quiser estar.

Maju, através de sua presença e sua voz, tirará a mordaça de muitas bocas e fará vir à tona o poder de muitas vozes, que foram silenciadas, mostrando que é possível alcançar os nossos sonhos e objetivos por meio da perseverança e muita luta, pois, se não nos derem oportunidades, nós devemos criá-las.

 

Nossos passos vêm de longe! Ubuntu!

 

Por  Amanda Martins

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile,editora, membro do Organização Carioquice Negra,escritora, cantora e compositora

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password