12 documentários negros que você precisa assistir

1º Aída – Uma mulher de garra

O documentário é oriundo do projeto ‘Memória do Esporte Olímpico Brasileiro’, que retrata a atleta brasileira Aída dos Santos.Ela participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 e foi a única mulher negra da delegação brasileira, além disso não teve patrocinador, nem apoio da Federação, e como se não bastasse, viajou sem técnico e sem intérprete.

 

2º Chisholm ‘72: Unbought E Undossed

O documentário aborda a história de Shirley Chisholm, que se tornou a primeira mulher negra a concorrer para a Presidência dos Estados Unidos.

3º Quatro meninas – Uma História Real (4 Little Girls)

O documentário mostra um dos piores crimes raciais da história dos Estados Unidos, em que durante o ápice do movimentos dos direitos civis, uma bomba explode em uma igreja do Alabama e mata quatro meninas negras.

 

4º Althea

O documentário expõe a trajetória de Althea Gibson, que na década de 1950 se tornou a primeira americana negra a jogar e vencer em Wimbledon.

 

5º Menino 23

É um documentário brasileiro que revela a história real de meninos órfãos que foram escravizados no interior de São Paulo e que acabaram vítimas de um projeto nazista de eugenia. Aloízio Silva, é o menino 23 e relata a história.

https://www.youtube.com/watch?v=6nr1-ut9EQ0

6º What Happened Miss Simone?

O documentário exibe a trajetória trágica história da cantora, pianista e ativista Nina Simone, que atuou juntamente a Malcom X, Martin Luther King e Rosa Parks, onde também há um arquivo de imagens inéditas.

7º Hip Hop Evolution

O documentário divide-se em 4 partes para abordar os primeiros vinte anos da cultura Hip Hop, enfatizando os momentos mais marcantes desse movimento e para isto, recorre à vários personagens influentes nesse segmento.

8º My name is now, Elza Soares

O documentário conta a história  de vida da cantora e atriz Elza Soares, a chegada dela em sua casa em Copacabana , levando o público a viajar através do tempo.

9º Life is But a Dream

Beyoncé é a grande estrela deste documentário, pois, ela o dirige e o produz, mostrando o seu papel no topo do universo musical.

10º Libertem Angela (Free Angela and All Political Prisoners)

O documentário evidencia a vida de Angela Davis, uma jovem negra, professora universitária, nascida no Alabama e conhecida por defender os direitos humanos, e nos anos 70 ela entra para a lista de procurados pelo FBI  e a mulher mais procurada dos Estados Unidos.

 

 

11º A 13ª Emenda

O documentário discute a 13ª emenda e mostra as consequências da escravidão nos Estados Unidos, examinando os estágios da construção histórica do preconceito e do racismo.

12º Eu Não Sou Seu Negro

 O documentário aborda sobre os conflitos raciais nos Estados Unidos,após as mortes de Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, mostrando a violência policial, a falta de representatividade negra e a luta em prol dos direitos civis.

 

Por  Amanda Martins

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile, editora, membro da Organização Carioquice Negra, escritora, cantora e compositora

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password