Professora faz a diferença na Vila Cruzeiro

Heloise da Costa

 

Mulher negra, moradora de Vaz Lobo, Rio de Janeiro, Professora de Língua Portuguesa e Literatura, empoderada, conscientizada, sabe de onde vem e onde quer chegar e vem fazendo a diferença por onde passa!

Em 2014, deu vida ao projeto Entre Livros por idealização sua e de seu amigo Marcos Poubel e a ideia inicial era criar um projeto para promover a leitura, mas ele tomou uma proporção muito maior.

Há dois anos, ela com a cooperação de seus amigos desenvolve o projeto de implementação da Lei 10.639/03, em uma escola da Vila Cruzeiro. A implementação desta lei é de suma importância para a população negra, sendo assim , também, uma forma de aproximar através do conhecimento, Brasil e África.

A história do negro existe é não iniciou na escravidão, como é ensinado nas escolas. As crianças e pessoas negras, precisam saber sobre suas origens,saber o papel do negro na construção da história e para além disto, positivar o que que foi e é negativado sobre os negros.

O projeto funciona através da realização de oficinas de leitura, escrita e música, falando sobre a história da África, cultura afro-brasileira, estética, beleza, racismo e demais assuntos que abrangem a população negra.

Ao longo do ano, realizam outras oficinas, como grafite, danças, confecção de bonecas abaiomy. Como são turmas de ensino fundamental 1, trabalham com muitas imagens, na tentativa de levar valores positivos sobre a imagem do negro desmistificando a ideia de escravo.

Saibam mais sobre o projeto e colaborem no que puder!

Nós, equipe Carioquice Negra temos muito orgulho dessa afrodiva, que desenvolve um trabalho fundamental com os nossos pequeninos, promovendo assim, também, o empoderamento infantil.

Desejamos todo o sucesso do mundo e precisando, estamos à disposição!

 

Por  Amanda Martins

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile,editora, membro da Organização Carioquice Negra,escritora, cantora e compositora

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password