Professor Thiago evidencia as suas raízes dando aula de capoeira

Thiago Felipe é oriundo de Belford Roxo, município da Baixada Fluminense. Há 15 anos mora na comunidade da Covanca , situada no Tanque em Jacarepaguá, com seus pais, seu filho e sua prima com deficiente. E, é por eles que continua a sua caminhada, persistindo e driblando as dificuldades. É professor de capoeira, cultura popular, e, também trabalha com recreação nos finais de semana .
Thiago se descreve como uma pessoa que muito se doa e adora tudo o que faz. Que ama rir e fazer rir, apaixonado pelas coisas simples, procurando sempre ter os pés no chão, mas com um pensamento flutuante.

Thiago Felipe…Superação e racismo

“A sociedade tá sempre tentando encaixar a gente em um esteriótipo, mas se reinventar se faz necessário a todo tempo .
Acredito que acreditar nos meus sonhos e não tentar igual a todo mundo foram primordiais para que eu não caísse nas ciladas que muitos amigos caíram .” Diz, o professor.

Desafios da comunidade negra

Thiago Felipe acredita que é preciso fugir do esteriótipo imposto pela uma sociedade, nos assumir como negros  e em muitas das vezes, periféricos é um grande desafio. Mas que somos capaz de superar os desafios que surgem.

Thiago diz que tem muitas referências no entanto, a que se destaca é o Lázaro Ramos. Para ele, a representatividade é muito importante nos faz alocar no mundo e dizer para nós mesmos que podemos ser o que quisermos . E, que sem elas é como nós fossemos mero figurantes de passagem na vida .

Nos deixa uma mensagem:

“Acredite que você pode , acredite nos seus sonhos!O único representante dele é você …
Não deixe a preguiça ou qualquer adversidade matar o seus talento e o seu potencial .
Siga em frente sempre , deixe do seu lado somente aqueles que querem crescer como você .
Cada um de nós temos um papel sobre a sociedade e comunidade em que vivemos descubra o seu .”

 

Por Amanda Martins

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile, Editora, membro da Organização Carioquice Negra, escritora, cantora e compositora

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password