Marcela Lemos une moda, cuidado com a imagem pessoal e representatividade na empresa Vestilonegro

 

Marcela Lemos , mulher negra, empresária , presidente da Vestilonegro, atualmente, reside na Zona Norte da capital de São Paulo, concedeu uma entrevista à Carioquice Negra, e falou sobre a sua trajetória, espaço de poder e sucesso.

Carioquice Negra : O que é a Vestilonegro?

Marcela Lemos: Hoje a Vestilonegro é uma empresa de Consultoria de Imagem Pessoal que tem como missão construir através dos nossos serviços o autoconhecimento, para que o cliente valorize sua verdadeira imagem de forma adequada ao seu estilo sem estigmatização à moda.

Carioquice Negra: Quando foi criada?

Marcela Lemos: Fundada em 2013, a Vestilonegro começou como blog pessoal de moda, contendo referências de estilo para negros e após processo de ressignificação da marca e valorização da identidade, tornou-se uma Consultoria de Imagem Pessoal.

Carioquice Negra: Por qual motivo e como ela surgiu?

 Marcela Lemos: A consultoria tem como seu principal objetivo oferecer orientações para a formação de um novo olhar para o estilo, trazendo um visual harmonioso, com personalidade e sem seguir tendências de moda. Para esta transformação são empregadas técnicas, com embasamento científico, para o completo entendimento do estilo pessoal, tipo físico e tom de pele. O diferencial da empresa é oferecer atendimento personalizado com expertise no atendimento à pele negra.

Surgiu pela dificuldade de ter ou ver referências com imagens de vestimenta para certas ocasiões (como ambiente de trabalho e festas sofisticadas) com pessoas de pele negra em posicionamento de poder pessoal. E com a minha formação vi a oportunidade de começar atuar nesse mercado.

Carioquice Negra:  Onde pode ser encontrada?

Marcela Lemos: Pelas redes sociais (Site/blog, Instagram, LinkedIn, Google+), faço atendimentos individuais, palestras e workshops com o tema de Valorização da Imagem Pessoal.

Carioquice Negra: Como é para você sendo mulher e empresária em um âmbito que por muito tempo foi dominado por homens?

 Marcela Lemos: Sempre tive auto liderança, autonomia e credibilidade para lhe dar com tudo em minha volta, com isso conquistei e continuo conquistando muitos espaços que fazem sentindo em minha vida e para meus projetos. Claro que na medida em que têm benefícios as partes envolvidas.

Carioquice Negra:  Quais as dificuldades que passou para chegar onde chegou? E como fez para superá-las?

 Marcela Lemos: Tive dificuldades em expressar o que é um serviço de Consultoria de Imagem e seus benefícios, pois para o nosso público somente a identificação com Cabelos Crespos e Maquiagem são sinônimos de autoestima e com o serviço de Consultoria é um trabalho muito mais complexo e subjetivo e, também em formar parcerias que tivessem na mesma sintonia dos serviços.

Para superar essa situação, estudei muito mais sobre o mercado, participei de palestras sobre o assunto, troquei experiências e participei de mentorias com outras profissionais para então adaptar para o meu público, mostrando que é possível para todos!

Carioquice Negra: Como lida com o racismo, preconceito e/ou discriminação nos espaços que circula?

Marcela Lemos: Com Postura, Educação e Comportamento.

Carioquice Negra: Qual é o seu objetivo com um empreendimento voltado para o povo negro? 

Marcela Lemos: Levar um novo olhar sobre si, elevar a autoestima, melhorar o autoconhecimento, proporcionar a autoconfiança e poder pessoal.

Carioquice Negra: Como você vê a representatividade no contexto social em que vivemos?

Marcela Lemos: Hoje já estamos muito mais representados do que anteriormente. Nos vimos nas capas de revista (Vogue, Elle Brasil etc), em programas de TV, em outdoors, comerciais enfim…Só sinto falta e gostaria de me sentir mais representada em posicionamento de poder em grandes empresas e comerciais de carros de luxo e família completa. Representatividade importa para percebermos que se é possível para o outro, é possível para mim também!

A Marcela desenvolve um trabalho, muito, importante , que é cuidar da imagem , da apresentação pessoal, e que muitos ainda não compreendem a relevância desse trabalho, mas aos poucos, os avanços vão ocorrendo. Estamos em um momento de muitas descobertas e pesquisas, adquirindo conhecimento, que por muito tempo  foi ocultado. Aprendendo a nos amar como somos, descobrindo de onde viemos e possibilitando assim, saber para onde vamos e a valorizar o que é nosso.

 

Marcela finaliza a entrevista nos enriquecendo, ainda mais, com a sua mensagem:

“Busque seu autoconhecimento e seja persistente em seus ideais! Pelo autoconhecimento teremos a confiança necessária e a certeza que estamos seguindo do caminho desejado para o realizável. Tudo é possível desde que você invista de energia em seu negócio!

Cuide sempre da sua imagem pessoal para conseguir expressar quem você é ao mundo. Seja sempre você mesmo!”

 

 

Por  Amanda Martins

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile, Editora, membro da Organização Carioquice Negra, escritora, cantora e compositora

 

 

 

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password