Jovem negro inova o cinema brasileiro com a criação de seus próprios equipamentos

 

Hugo Lima!

Negro, tem 28 anos, morador de Vila Valqueire, estudou eletrônica na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. Começou a colocar em prática tudo o que lá aprendia passando a mostrar sua criatividade e exercitar sua inteligência.

Em 2010, ele iniciou a graduação em Engenharia na faculdade UVA, e em 2015 conheceu o Coletivo Negro Azoilda Trindade, e desde então,gravaram o documentário Negros Dizeres.

Em 2016, participaram do Festival 72 Horas , que teve a direção de Hugo e foram contemplados com dois prêmios e dali nasceu o Coletivo Siyanda, que tem como objetivo, fomentar métodos e projetos para criar equipamentos de produção audiovisual voltados para o povo negro, para combater o racismo presente na área e aproximar, direcionar a população negra para esta maravilha empoderadora e representativa!!!!

Hugo diz:”

“O cinema tem que ser inundado pela nossa visão e nossa sensibilidade. Um grupo de negros, falando de negritude dentro de uma mídia dominada por brancos. Nossos irmãos precisam se ver nas telas dos cinemas sempre de modo positivo”.

 

Hugo tem o intuito de criar produtos voltados para cineastas negros, tendo percebido , através de sua vivência, a ausência dos mesmos nesse espaço. Inquieto e com a criatividade elevada, menciona:”No meu tempo livre eu gosto de criar, literalmente. Estou sempre programando algum micro-controlador ou algum aplicativo. Senão, estou filmando, editando fotos ou escrevendo alguma coisa”.

“Eu consigo exercer minha criatividade para além do fazer o audiovisual. Consigo um equipamento com qualidade semelhante a um equipamento profissional por até 1/20 do preço de mercado e consigo compartilhar esse conhecimento com minha comunidade”.

Hugo é totalmente engajado na militância do movimento negro,  e está sempre pensando em formas de promover transformações positivas na sociedade.

 

Ele é a cara da Carioquice Negra!

 

 

Por, Amanda Martins

 

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile,editora, membro da Organização Carioquice Negra,escritora, cantora e compositora.

 

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password