O Complexo do Alemão foi levado ao mundo pelas lentes do fotógrafo Hector Santos

 

Hector Santos é um jovem de 20 anos de idade, morador da Comunidade Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

No momento, ele faz o curso de audiovisual (Faveladoc), onde está sendo realizada o resgate das memórias de matrizes africanas dentro do Complexo do Alemão.

Além de formado em Empreendedorismo Cultural/ Produção Cultural, pela Firjan, e produtor de eventos na área de logística, é também estagiário no Raízes Locais, projeto oriundo do Instituto Raízes em Movimento, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em que jovens estudantes do ensino médio e os que já concluíram, estão fazendo uma cartografia social de memórias afetivas do Complexo do Alemão, por meio de pessoas que lá vivem a mais de 30,40, 50 anos.

 

Complexo do Alemão no mundo

Em 2014, Hector realizou um documentário sobre a Copa do Mundo, que ocorreu no Brasil, e teve a oportunidade de apresentar o mesmo na Bélgica e Holanda juntamente a outros jovens do Complexo do Alemão e Penha.

No ano de 2016, fez um intercâmbio (Favelaldeia) com indígenas tupinambás de Olivença/ Ilhéus, pelo trabalho desenvolvido através da fotografia, e fizeram a cobertura dos jogos, realizaram atividades culturais no lugar e no fim do ano tiveram a honra de lançar a Exposição Favelaldeia onde mostraram   os jogos pelas fotografias.

Segundo Hector, a experiência foi ótima e diz ser um apaixonado por ações sociais, está sempre disposto a ajudar o próximo. No último domingo se uniu a um amigo que estava reinaugurando a sua barbearia e loja de roupas, sendo assim, decidiram realizar uma ação, social com cortes de cabelo gratuitos a disposição do público. Ação que promoveu muitos sorrisos e positivação da autoestima.

 

Por  Amanda Martins

Graduanda em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,Pesquisadora em Energia no Núcleo de Pesquisas Brasil-Chile, editora, membro da Organização Carioquice Negra, escritora, cantora e compositora

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password